Obra faz um retrato da brutal campanha governamental contra pessoas da comunidade LGBTQIA+, na república russa da Chechênia
A distribuidora Synapse divulgou hoje o trailer legendado de "Welcome to Chechnya", o premiado documentário do escritor e diretor indicado ao Oscar por "How to Survive a Plague", David France. O longa conquistou três prêmios no Festival Internacional de Cinema de Berlim, uma estatueta no Festival de Cinema de Sundance e o prêmio do público de Melhor Documentário Internacional da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
O documentário traz à tona uma crise humanitária em curso na república russa da Chechênia, a partir de um grupo de ativistas que arriscam suas vidas para resgatar vítimas da brutal campanha governamental que persegue, aprisiona, tortura e mata pessoas da comunidade LGBTQIA+.
Para garantir a proteção da identidade das vítimas, mas sem perder a veracidade emocional de suas experiências, os realizadores fizeram uso de inteligência artificial e deep learning machine, como um DeepFake que ao invés de manipular a imagem de alguém, esta abordagem permite que as vítimas deste terror falem suas verdades – usando o rosto de outra pessoa. As vozes também foram alteradas e pseudônimos adotados.
Mantendo o compromisso de proteger o anonimato, "Welcome to Chechnya" expõe atrocidades que muitas vezes são subnotificadas, num ambiente de preconceito e ódio. "Em meu trabalho como jornalista e escritor ao longo de muitos anos, concentrei-me nas histórias de pessoas que a sociedade empurrou para a margem: os desprezados, os ignorados, os odiados", conta o diretor. Neste longa, ele acompanha seres humanos comuns que fazem algo extraordinário. "Faço a pergunta que há muito me intriga: o que faz uma pessoa assumir enormes riscos e responsabilidades por outros? Em outras palavras, o que é preciso para ser um herói?", finaliza.
"Welcome to Chechnya", que estará disponível nas plataformas digitais para compra e locação a partir do dia 20 de novembro, também teve seu cartaz divulgado: