"Democracia em Vertigem" entra na pré-lista para Melhor Documentário
A indicação era certeira, porém, "A Vida Invisível", do cineasta Karim Aïnouz ficou de fora da pré-lista aos indicados a Melhor Filme Internacional. Entre os pré-selecionados, de onde somente 5 serão indicados ao prêmio, aparecem: "Parasita", representante da Coreia do Sul, "Dor e Glória", de Pedro Almodôvar, representado a Espanha, e até mesmo o controverso representante da Republica Tcheca, "O Pássaro Pintado".
Contudo, o Brasil ainda possui uma chance de aparecer entre os indicados, mas em outra categoria. O documentário "Democracia em Vertigem", de Petra Costa, entrou na pré-lista com mais 14 filmes que poderão figurar entre os 5 indicados para Melhor Documentário em Longa-Metragem.
"Democracia em Vertigem" apresenta o processo de impeachment de Dilma Rousseff e acrise política no Brasil. O longa é uma produção Original Netflix e se encontra no catalogo do serviço de streaming desde junho.
Mais um forte concorrente nesta categoria a aparecer entre os pré-indicados é outra produção Original Netflix: "Privacidade Hackeada", que tem entre seus roteirista o brasileiro Pedro Kos.
A lista final dos indicados aos Oscar 2020 serão anunciados no dia 13 de janeiro. Já a entrega dos prêmios acontece em 9 de fevereiro.
Veja a lista completa dos pré-indicados:
Melhor Documentário em Longa-Metragem
- Democracia em Vertigem
- Advocate
- American Factory
- The Apollo
- Apollo 11
- Aquarela
- The Biggest Little Farm
- The Cave
- For Sama
- Privacidade Hackeada
- Honeyland
- Knock Down the House
- Maiden
- Midnight Family
- One Child Nation
Melhor Filme Internacional
- O Pássaro Pintado (República Tcheca)
- Truth and Justice (Estônia)
- Les Misérables (França)
- Those Who Remained (Hungria)
- Honeyland (Macedônia)
- Corpus Christi (Polônia)
- Beanpole (Rússia)
- Atlantics (Senegal)
- Dor e Glória (Espanha)